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Psicologia Positiva dentro de uma empresa

Desde a década de 90 ela tem sido aplicada no meio acadêmico, profissional e de saúde. De acordo com a International Positive Psychology Association (IPPA), a Psicologia Positiva pode ser incorporada à psicologia organizacional e desenvolvimento profissional.

O autoconhecimento é fundamental para gerar clareza em saber quem somos, onde estamos, para onde queremos ir e o que precisamos fazer para chegar lá e batermos nossas próprias metas dentro das metas da empresa. Ficar bom no que somos ruins é árduo e demorado e normalmente é isso que as empresas fazem quando dão um feedback aos seus funcionários, ao invés de melhorarem no que eles já são bons para se tornarem excelentes, trazer entusiasmo e motivação as empresas trazem desmotivação, burnout e insatisfação no trabalho.

Quando lideres investem na potencialização de talentos, pontos fortes, habilidades, virtudes e forças de caráter do seu colaborador o resultado é extraordinário!

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A saúde mental das empresas está pedindo SOCORRO!!!!!

 

A saúde mental das empresas está pedindo socorro!!!!! (banner com foto)- preciso pegar novos dados pq esses foram tirados de um site e não queria copiar inteiro e eram fotos que ficavam passado de lado sabe? Achei bem legal.


45% das pessoas afirmam que sua saúde mental piorou pouco ou muito no último ano, sob pandemia (Dados: Ipsos)
O custo econômico relacionado a depressão e ansiedade no mundo por ano é de US$ 1 trilhão. No Brasil, este custo chega a R$ 450 Bilhões por ano (Dado: OMS)
53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último

ano (Dados: Ipsos)
De acordo  com u ma pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association), 72%  das  pessoas  estão  insatisfeitas com  o  trabalho no país. Um dado expressivo que está relacionado a uma série de problemas na rotina das organizações. 
A  pesquisa  ainda  indica que 89% dessas pessoas justificam tal insatisfação com a falta de reconhecimento. Em  78%  dos  casos, há um excesso de tarefas e 63% reclama de problemas de  relacionamento  com a equipe e superiores.  As pessoas  podem  ficar até mesmo doentes quando passam a maior parte de seus dias em um lugar que não as deixem confortáveis e felizes.


Com uma abordagem cientificamente comprovada conseguimos tratar a origem do problema de forma objetiva e positiva focando em mudança de raciocínio e comportamento gerando grandes resultados para a empresa e para os colaboradores, afinal um colaborador insatisfeito produz menos, não se engaja, erra mais e contribui para um clima organizacional ruim, por isso as organizações devem avaliar o estado emocional de seus colaboradores, entender suas necessidades e traçar estratégias para saná-las.

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O que podemos trabalhar com a Psicologia Positiva dentro de uma empresa?


Levando em conta que passamos grande parte de nossas vidas trabalhando. Segundo a OCDE passamos 20% do nosso tempo trabalhando, por isso é fundamental aumentar a satisfação no ambiente de trabalho porque ela é uma porta de entrada para maior satisfação com a vida e com a aplicação da PP maior produtividade, melhora no bem-estar, motivação, engajamento, gerando níveis maiores de florescimento, energização, comprometimento e aprendizado gerando resultados incríveis a custos muito baixos porque um profissional desengajado, desmotivado, depressivo ou em burnout custa muito tanto explicitamente como implicitamente.

E, um dos grandes diferencias de aplicar a PP dentro da sua empresa é o resultado diferenciado que temos quando conseguimos alinhar a missão da empresa com o propósito e sentido de vida do colaborador porque o trabalho feito como uma missão de vida se torna prazeroso e gratificante e isso faz com que o colaborador entre mais em flow (fluxo) gerando melhores resultados de satisfação, financeiro e de reconhecimento. É importante estarmos alinhados com nossa missão e respeitando nossas habilidades e forças de caráter porque isso faz com que você otimize o trabalho e seja excelente no que faz.

E quais os resultados que podemos gerar levando os treinamentos da Psicologia Positiva para dentro da sua empresa?

  • Aumento da motivação de uma equipe e um consequente aumento da produtividade

  • Engajamento dos funcionários

  • Diminuição de burnout, depressão, ansiedade

  • Aumento da felicidade, bem-estar, foco e consequente melhora no clima organizacional desenvolvendo um ambiente positivo e energizado

  • Aumento do florescimento e aprendizado

  • Proporcionar melhor qualidade de vida e satisfação aos colaboradores.

  • Captar e reter talentos, desenvolver a alta performance, cultivar o comprometimento

  • Alinhar a estratégia (missão, visão, valores e propósito) ao negócio,

  • Potencializar a ação das lideranças e das equipes

  • Mudando o padrão de atenção e foco dos colaboradores através do Mindfulness

  • Ter uma Liderança Positiva e Engajadora onde o líder age como um potencializador

dos seus liderados, reconhecendo e estimulando os talentos e competências de cada colaborador.

  • Melhorar as forças pessoais no trabalho trazendo a virtude para o centro da organização conhecendo

os pontos fortes de cada um e trabalhando em cima disso

  • Nutrir um sentimento de perdão, gratidão e compaixão

  • Ajudar os colaboradores a construir e manter relacionamentos saudáveis ​​e positivos com os outros.

  • Incentivar e ajudar os colaboradores a manter uma visão otimista.

  • Proporcionar uma cultura organizacional positiva em que os colaboradores se sintam valorizados, reconhecidos e livres para compartilhar suas ideias a qualquer momento

  • Aprender a encarar os erros como aprendizado sem sentir medo de errar

  • Avaliar o estado emocional de seus colaboradores e entender suas necessidades

  • Trazer o autoconhecimento

  • Trabalhar o Life design para redesenhar o trabalho de um jeito que faça mais sentido para o colaborador e além de engaja-lo, trazer melhores resultados

  • Terapias com a liderança

E também podemos fazer um trabalho terapêutico positivo individual ou em grupo direto com a Liderança  Por que fazer isso?


Quando você trabalha a terapia com um Líder de uma área, toda a área é impactada porque quando o líder sabe se gerenciar, gerenciar suas próprias emoções, se entender e estar bem consigo mesmo, ele mesmo cria motivação e gera motivação para equipe de uma forma mais harmônica e leve para que todos estejam engajados no mesmo propósito.
Além disso, quando o Líder conhece a personalidade e as características de cada um dá sua equipe e da sua equipe como um todo ele sabe muito mais como gerir, falar e cobrar fazendo com que todos tenham uma melhor performance. E consequentemente isso faz o colaborador se sentir único e valorizado gerando uma equipe com mais garra, força, resiliência e com melhores resultados.
              

Mas então eu não vou olhar mais para os problemas?


Sim, vai olhar mas de outra perspectiva. Uma das metodologias de mudança da Psicologia Positiva é a Investigação Apreciativa (IA). Foi comprovado que as pessoas estavam muito mais abertas a mudanças e se permitiam muito mais mudar quando eram questionadas a respeito do que era positivo e não do que era negativo ou do que lhes faltava. A ideia é mudar esse mindset fazendo com que as pessoas consigam olhar para os problemas e transformá-los em tópicos afirmativos, positivos e propositivos, focando a atenção e a linguagem das pessoas para “aquilo que pode ser”, ao invés “daquilo que não deveria ser”.  Com isso, transformamos o discurso do gap, do déficit, da falta em um discurso de possibilidades, oportunidades e numa visão de futuro desejado e otimista. A ideia é que ao olhar para o que desejamos, aquilo que não desejamos automaticamente é reformulado. Empresas como: Nutrimental, NASA, Verizon e British Airways são grandes exemplos de empresas que vem usando essa metodologia com sucesso!

Horário

Segunda à Quinta: 7h - 21h

Sextas: 7h - 18h

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